segunda-feira, 19 de julho de 2010

Algumas ressalvas, antes de tudo...

Olááá “Mai Girls”

Final de semana MUITO produtivo. Acho que nunca comi tanto Mc Donald’s na minha vida, porque essa é a semana do começo do desafio “meu biquíni de bolinha amarelinho”. Mas quero falar de outra coisa nesse post, de uma coisa que eu noto muito nas minhas amigas e que demorei anos de terapia e tratamentos diversos para conseguir superar/alcançar o que vou escrever. Então, vamos lá!

Meninas/meninos,

Eu sou a maior incentivadora da atividade física. Lancei esse desafio verão, claro, pela estética, porém existe algo muito além da atividade física em si.

Vejo muitas pessoas próximas, amigos ou colegas, que são insatisfeitos com a aparência. Entrar no padrão do mundo de hoje não é fácil e se nos rendermos a ele seremos sempre infelizes, porque nunca seremos suficientemente perfeitos/as.

Maquiagens, roupas, cabelo tudo isso temos que usar a favor de nós mesmos e não para nos escondermos de quem somos. Não adianta ter tudo isso se você é insatisfeito conosigo mesmo.

Por muito tempo da minha vida eu quis ser perfeita até que fiquei extremamente doente. Eu tenho Lúpus (sim, a doença da Lady Gaga), e meu Lúpus ativou-se quando tinha apenas 15 anos. Eu quase morri, mesmo! Mas consegui sobreviver e hoje estou aqui.

O tratamento para o Lúpus, pra quem não sabe, é a pulsoterapia, um tipo de quimioterapia leve. Quando comecei este tratamento tudo que eu mais gostava em mim eu vi indo embora aos poucos: meus cabelos caíram, minha pele ficou cheia de espinhas, engordei, estrias apareceram...tudo....A menina “perfeita” foi obrigada a lidar com tudo isso – e pra mim foi super difícil porque sou muito vaidosa. Não deu em outra, entrei em várias crises de depressão, tive o acompanhamento de vários psicólogos e fiz vários tratamentos estéticos.


Resultado: o cabelo cresceu, eu emagreci, a pele melhorou e as estrias ainda existem e não me importo mais porque elas são cicatrizes que me lembram quem eu realmente sou e o que passei.

Precisei de muita força de vontade e muita ajuda para me libertar das minhas estrias. Pra vocês terem noção, até ano retrasado eu não usava short nem saia acima do joelho (as estrias são nas coxas e são diferentes pois foram causadas pelos remédios que tomei). Demorei muito tempo para me jogar nos shortinhos e , confesso, colocar biquínis pra mim ainda é um desafio.

Foi com todo esse turbilhão que passei que aprendi a cuidar mais de mim. Aprendi a comer melhor, porque o que você come reflete diretamente no seu corpo de alguma forma. Aprendi a cuidar dos meus cabelos – afinal de contas, eu os perdi e quando os consegui de volta dei muito mais valor. E sempre fiz atividade física, mas hoje é questão de saúde continuar fazendo-a – fiz Ballet minha vida inteira, mas hoje apenas malho e faço algum aeróbico.

O que você quer dizer com tudo isso Mai?! Quero dizer que nada adiantava pra mim. Somente quando me aceitei do jeito que sou (com estrias, celulites, cabelo caído, espinhas e mais gorda) que eu fui feliz. Quando tudo isso passou eu tive que me restabelecer e voltar a me amar.

Você precisa se amar acima de tudo, se aceitar da maneira que é. Eu nunca vou ter o corpo da Sabrina Sato ou das paniquetes porque minha estrutura óssea é de mulher Mignon, pouquinha, sabe?! E me aceito dessa forma. Se você tem um quadril largo, ou é baixinha, ou não gosta da suas pernas, aceite-se , tente melhorar, claro, mas acima de tudo, aceite-se como você é.

O grande passo para essa aceitação, para esse amor próprio, na minha opinião, é a atividade física. Além de liberar endorfina, que te deixará mais feliz, VOCÊ se sentirá melhor consigo mesma. Toda a questão é VOCÊ com VOCÊ mesmo/a. Cirurgias plásticas existem, mas não adianta nada fazê-las se você não trata a mente.

Resumindo a ópera, se você não se sente estimulada a fazer alguma atividade física porque acha que não vai adiantar, porque “ai meu Deus, eu sou gorda, feia e blábláblá” pode parar de usar isso como desculpa e bengala! Faça uma atividade física, levante esse bumbum do sofá, movimente-se, se mexa ao invés de reclamar! Tente, pelo menos tente fazer isso, faça como um teste e veja se você se sentirá melhor consigo mesma. E, claro, me contem depois!!!



Bisu!!!

PS: Eu sei que o post tá grande, mas JURO que vale a pena lê-lo!

2 comentários:

Cecília Herculano disse...

Lindo post Mai... Uma história legal de superação e de vitória!! Você sempre foi linda amiga!!
Acho que todo mundo teve seu momento de gordinha, espinhas na cara... o seu caso claro mais intenso... Agora digo por mim.. em 2007 cheguei aos 68 kg. Foi minha época mais feia, mais triste... mas depois conheci meu namorado e hoje tenho 11 kg a menos e estou muito bem com meu corpo e principalmente com meu espírito... Uma coisa influência a outra... Não queria ser malhada, nada disso só queria me sentir bem!

Grande beijo e que sua história sirva de estímulo para muitos!!

Raio Gomes disse...

Adoreeeei, Mai!!!

Muito lindo ver a superação nas nossas vidas e ver que existem pessoas que passam pelos mesmos problemas ou ainda maiores que os nossos.

Um cheirooo!!!